plantio capiacu

Características principais do BRS Capiaçu

Share:

A BRS Capiaçu caracteriza-se por apresentar plantas de porte alto (acima de 4,0 m); folhas verdes, largas (média de 5,2 cm), compridas (média de 106 cm) e com nervura central branca, ausência de joçal (pêlos) na planta adulta, colmos grossos (diâmetro médio de 1,6 cm) e internódios compridos (média de 16 cm). A cultivar apresenta crescimento vegetativo vigoroso, rápida expansão foliar e intenso perfilhamento basal e axilar. As touceiras são eretas com elevada densidade de perfilhos (média de 30 perfilhos/m2 ) o que confere boaresistência ao tombamento, bem como facilidade para a colheita mecanizada. O florescimento é tardio e ocorre entre os meses de junho e julho, na maioria das regiões brasileiras. Outra característica favorável desta cultivar é a tolerância ao estresse hídrico moderado, o que a torna alternativa para cultivo em regiões com alto risco de ocorrência de veranicos.

Quais as diferenças entre a BRS Capiaçu e outras cultivares de capim-elefante?

Além das características descritas anteriormente, seu principal diferencial é o maior potencial de produção de produção de biomassa, cerca de 30% superior às demais cultivares, alcançando em média 50 t/ha/ano de matéria seca ou 300 t/ha/ano de matéria verde, obtidas em três colheitas anuais. Outra característica favorável dessa cultivar é a sua moderada tolerância ao estresse hídrico, o que a torna alternativa ao cultivo do milho em regiões com alto risco de ocorrência de veranicos. Também apresenta maior teor de carboidratos solúveis e de proteína bruta, comparado a outras cultivares de capim-elefante, o que favorece o seu uso para produção de silagem.

Quais as exigências de clima e solo para cultivo?

A BRS Capiaçu pode ser cultivada em locais de clima tropical e subtropical, sendo recomendada para o bioma Mata Atlântica. Encontra-se em fase final de condução de experimento que possibilitará ampliar sua recomendação para o bioma Cerrado. – 17 – A cultivar não deve ser plantada em áreas com solos úmidos ou encharcados. Embora a cultivar apresente boa tolerância ao estresse hídrico, em locais sujeitos a períodos secos muito prolongados o uso da irrigação garante a manutenção da produção de forragem. Devido ao seu elevado potencial de produção, a BRS Capiaçu extrai grandes quantidades de nutrientes do solo, devendo ser cultivada em solos profundos, bem drenados e de boa fertilidade. O uso de fertilizantes químicos e orgânicos é fundamental para alcançar elevada produtividade.

plantio capiacu
Plantio do BRS Capiaçu da Embrapa

A cultivar é adaptar às condições de solos úmidos, frio intenso e seca prolongada?

A BRS Capiaçu foi avaliada em todas as regiões brasileiras sob ampla variação de condições climáticas e fertilidade de solo, destacandose na maioria dos locais. Contudo, alguns fatores ambientais podem afetar o seu comportamento. A cultivar não deve ser plantada em solos úmidos ou sujeitos ao encharcamento. Sob condições de frio intenso ou ocorrência de geadas poderá ocorrer “queima” das folhas e perfilhos. Passada a estação do inverno, as touceiras voltam a emitir novos perfilhos, sendo pouco comum a ocorrência de morte de plantas. A cultivar tem demonstrado maior tolerância a ocorrência de períodos secos ou “veranicos” quando comparada a outras cultivares de capim-elefante e também ao milho. Porém, períodos secos muito prolongados, como ocorre na região semiárida brasileira, podem afetar a produção e ocasionar morte das plantas.

Quais as principais formas de utilização?

A cultivar é indicada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção, também pode ser cultivada para produção de biomassa energética.

Posts relacionados