Como plantar?
Para você que adquiriu o BRS Capiaçu, seja muito bem vindo à pecuária do futuro. Mas então vamos entender como vamos proceder até receber as nossas gemas.
1° Passo – Aquisição do BRS Capiaçu
Como o BRS Capiaçu é uma cultivar que possui direitos protegidos a sua comercialização só é permitida para viveiros que possuem o credenciamento junto a Embrapa. Isso permite a você produtor ter a total certeza que o material genético que está recebendo é o mesmo material originado dos campos de pesquisa da Embrapa.
Infelizmente muitos pecuaristas todos os dias nos notificam no instagram (brscapimoficial) sobre a aquisição de gemas em sites como Mercado Livre, OLX. Que são vendidas como BRS Capiaçu, mas na verdade é capim elefante convencional.
Além do prejuízo financeiro que o pecuárista está exposto também deve ser comtemplado o tempo perdido. Pois geralmente só se descobre que não é o material genético original após 04 meses de plantio.
Portanto se não deseja ter essa dor de cabeça certifique-se que a empresa em que você está adquirindo as gemas é certificada junto a Embrapa. Além do alto risco de ser lesado, constitui crime comercializar e adquirir cultivar protegida sem a devida autorização.

O envio em caixas de papelão tornam as gemas mais suceptíveis a desidratação e consequentemente os níveis de germinação tendem a ficar comprometidos, pois as mesmas ficam secas. Portanto verifique se o local em que você vai efetuar a compra realiza o envio em caixas térmicas. Esse é um fator fundamental para altos níveis de germinação. O fato das gemas já virem cortadas facilita o plantio em copinhos para efetuar a produção das mudas além de reduzir os valores do frete.
2° Passo – As gemas chegaram e agora?
Quando enviadas em caixas térmicas as gemas tendem a chegar germinadas aptas para serem plantadas em copinhos para se fazer as mudas ou serem plantadas direto no campo.
Recomendamos fortemente que assim que a gema cheguarem se realize o plantio, seja em copinhos, saquinhos ou diretamente no campo. Caso não seja possível, recomendamos que retirem as gemas e coloquem em recipiente mais aberto como uma “bacia” e mentenha as gemas em sombra até o plantio.
A vantagem de realizar o plantio primeiro em copos descartáveis ou saquinhos plásticos, é que se evita realizar o replantio de mudas devido a falhas de nascimento no campo. Mas o plantio da cultivar também pode ser feito diretamente no solo sem nenhum problema.
Para o plantio no copo recomenda-se utilizar solos ricos em matéria orgânica (solos pretos). Não há necessidade de adubação nesse primeiro momento. Obs: É de fundamental importância realizar furos na parte de baixo os copinhos e saquinhos para permitir o escoamento do excesso de água no recipiente, caso não faça, há grandes possibilidades das gemas ficarem encharcadas e perderem a viabilidade de germinação.
Caso realize o plantio em copinhos ou saquinhos assim que as mudas emitirem parte áerea (08 cm) e raiz, já podem serem transplantadas para o plantio em campo.
3° passo – Preparo da área de plantio
A parte de preparo do solo é muito importante e recomendamos muita atenção no momento de realiza-la em sua propriedade.
Para o plantio do BRS Capiaçu recomendamos fortemente que sejam escolhidas áreas que possuam solos ferteis, com possibilidade de mecanização e irrigação. Também deve-se ficar atento a localização estratégica da capineira, o ideal é que o local escolhido seja de fácil acesso para realização do transporte da forragem, bem como o enchimento de silos.
Observação: Devem ser evitadas áreas de várzeas úmidas ou sujeitas a alagamentos, uma vez que o capim-elefante não tolera solos encharcados.
Para o preparo do solo recomendamos que se realizem aerações e gradagens conforme a necessidade do terreno.
Recomendamos ficar atento quanto à necessidade de calagem, a mesma deve ser realizada com base no resultados da análise de solo, visando alcançar 60% de saturação por bases.
Outro ponto importantíssimo é o controle de plantas daninhas na área de plantio. O ideal é que esse controle seja feito antes do plantio. Isso irá evitar a competição das invasoras com a cultivar, proporcionando maior produtividade e longividade da capineira além de reduzir os custos com controle pós-plantio.
O plantio deve ser feito preferencialmente no início da estação chuvosa na sua região. Caso possua irrigação pode ser feito em outras épocas. Recomenda-se que os sulcos ou covas possuam entre 20 e 30 cm
profundidade.
O espaçamento utilizado pelo BRS Capiaçu e preconizado pela Embrapa é 0,5 metros entre plantas e 0,8 à 01 metro entre as linhas de plantio. No entanto caso realize a colheita mecanizada recomendamos que aumente o espaçamento entre as linhas de plantio podendo chegar à 1,5 m ou de acordo com a largura do pneu do seu trator.
No plantio, recomenda-se a aplicação apenas da adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos. Para a maioria dos solos são necessários de 120 kg/ha de P2O5, que corresponde a 600 kg/ha de superfosfato simples.
A aplicação do potássio deverá ser realizada quando o teor deste elemento no solo for inferior a 50 ppm, numa dose de 80 a 100 kg/ha de KCl.
A primeira adubação em cobertura/manutenção deve ser realizada quando as plantas atingirem a altura média de 50 cm. Recomenda-se a aplicação fracionada de 1.200 kg/ha/ ano da formulação NPK (20-05-20), após cada corte, sempre com o solo úmido. Em áreas irrigadas, pode-se usar até 1.400 kg/ha/ano da fórmula 20-05-20, com aplicações divididas após cada corte.
A realização da adubação orgânica, por meio da utilização de dejetos oriundos da limpeza do curral, além de promover aumento da produtividade, reduz a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos.