img 1184

Principais dúvidas e perguntas sobre o BRS Capiaçu 01

Share:

01-Ele se propaga por sementes?

Não, a propagação dele é feito por gemas que se encon- tram distribuídas em seu colmo. Portanto não existem se- mentes do BRS Capiaçu.

 

02- Para formar 01 hectare eu preciso de quantas mudas/ gemas?Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.

Dessa forma a maneira mais prática e econômica de se plantar 01 hectare de BRS Capiaçu é construindo uma ca- pineira base. Por exemplo, caso plante 240 gemas em 120 m2 depois de 120 dias você terá aproximadamente 20.000 gemas e poderá plantar 01 hectare do capim.

 

03- Qual é a taxa de germinação das gemas?

Isso pode variar muito. Gemas colhidas de plantas mais ma- duras (120 dias) tendem apresentar maiores taxas de germi- nação. De maneira geral, se coletar gemas de plantas ma- duras e fizer todos os tratos corretos, a taxa de germinação tende a ficar entre 80 a 95% de germinação.

 

04- Como as mudas/gemas são enviadas?

A maneira correta para envio de gemas do BRS Capiaçu é por meio de caixa térmica, pois a mesma mantém o grau de umidade evitando que as gemas sequem durante o período de transporte. Com essa forma de envio as gemas agüen- tam um tempo de transporte de até 20 dias, mantendo al- tas taxas de germinação.

05- Qual a produtividade da espécie comparada com outras?A cultivar apresenta produção média de 300 ton/ha/ano de massa verde em três cortes anuais. A produção de massa seca das folhas (PMSF) é em torno de 21,60 t/ha/ano. Para efeito comparativo a (PMSF) do capim Napier, muito utiliza- do no Brasil é de 16,6 t/ha/ano já o Cameroon outro capim muito comum entre os pecuaristas é de 14,32 t/ha/ano. Portanto a grande diferencial do capim está no seu poten- cial produtivo elevado apesar do possuir índices de qualida- des ótimos para uma forragem.

 

06- Ele serve para silagem?

O BRS Capiaçu foi desenvolvido pela EMBRAPA justamente para silagem, no entanto pode ser servido picado verde no cocho com excelente aceitação pelos animais.

 

07- Quando as gemas chegarem o que devo fazer?

Se as gemas que você comprou forem enviadas individua- lizadas e em caixa térmicas elas provavelmente chegarão pré-germinadas, podendo ir direto para campo ou serem plantadas em copinhos descartáveis ou saquinhos (com furo na parte inferior para permitir o escorrimento da água) de mudas até emitirem sistema radicular e parte aérea. Nesta fase é de fundamental importância que as gemas se- jam irrigadas preferencialmente 02 vezes ao dia.

08- Quais os tratos no solo que preciso fazer para plantar o BRS Capiaçu?

Para obter o máximo de desempenho da cultivar é necessário realizar alguns tratos culturais que são relativamente simples de serem feitos, mas que fazem toda diferença no desempenho do Capiaçu. Entre os tratos podemos citar a aeração e gradagem, a calagem quando necessário e a adubação de base e de manutenção.

 

09- Qual estratégia de adubação para cultura?

A forma ideal para estabelecer uma estratégia de adubação deve ser pautada na análise de solo e elaborada por um Eng° Agrônomo. No entanto existem alguns valores médios recomendados pela Embrapa e que podem ser usados de maneira genérica para quem não possui acesso a um engenheiro ou não sabe interpretar uma análise de solo.

Na maioria dos solos brasileiros as principais limitações estão relacionadas à acidez e aos baixos teores do fósforo, os quais podem ser corrigidos com uso de calagem e fertilizantes.

No plantio recomendam-se aplicações apenas de adubação fosfatada, distribuída no fundo dos sulcos ou covas. Para maioria dos solos são necessários de 120 kg/ha de P2O5, que corresponde a 600 kg/ha de super fosfato simples. Posteriormente é necessário realizar as adubações de manutenção/cobertura. A primeira adubação de cobertura deve ser realizada quando as plantas atingirem a altura média de 50 cm. Depois é recomendado fracionar 1.200 kg/ ha/ano de formulação NPK (20-05-20), após cada corte, sempre com o solo úmido. Em áreas irrigadas, pode-se usar até 1.400 kg/ha/ano da fórmula 20-05-20, com aplicações divididas após cada corte.

 

10- Qual adaptabilidade para região nordeste e resistência a seca?

A cultivar apresenta boa adaptabilidade nos estados nor- destinos principalmente nas áreas em zonas de matas. A espécie apresenta boa resistência ao déficit hídrico, no en- tanto apresenta a produtividade comprometida em épocas de seca. Em casos extremos a planta chega a secar total- mente, porém dificilmente a planta morre.

 

11- Adaptabilidade para região norte do país?

É uma das regiões onde a cultivar expressa melhor o seu potencial. A disponibilidade de água aliado a grande quantidade de luz são fatores que permitem o Capiaçu ultrapassar o seu valor de produção de 300 ton/ha/ano.

 

Posts relacionados